O que Faz uma Associação Comunitária?

Estimular a cultura de doação junto à população local é fundamental no conceito das fundações e institutos comunitários. Somente engajando a própria comunidade beneficiada uma instituição desse tipo pode almejar sua sustentabilidade a longo prazo.

Os fundos filantrópicos (chamados de “endowments” em Inglês) são uma novidade no Brasil. A lei que os regulamenta só foi aprovada após o incêndio do Museu Nacional, e graças a uma longa campanha liderada pelo IDIS. No exterior, entretanto, os endowments financiam instituições importantíssimas, como os principais museus, universidades e ONGs nos EUA e Europa. São fundos de doação, com contas bancárias próprias, cuja gestão financeira e aplicação são realizados pela Associação  Comunitária. Criados para um propósito ou doador específico, estes fundos pode ser direcionados para apoiar projetos em uma causa prioritária, uma sub-região de Manaus ou exclusivos para doações de uma empresa, família ou doador pessoa física. Os fundos filantrópicos permitem uma melhor gestão dos recursos doados e transparência das aplicações.

Mapear constantemente as demandas da população local e as ações já desenvolvidas pelos movimentos sociais, ONGs e ativistas locais é o coração do trabalho das associações, institutos e fundações comunitárias. Os parceiros reunidos na Aliança pelo Igarapé do Gigante garantem que nossa Associação tenho um profundo conhecimento do território e do campo social de Manaus.

A distribuição dos recursos captados pela Associação é feita a partir da análise do Conselho formado por líderes comunitários, flantropos, ativistas, membros de ONGs, empresários e personalidades locais.

Medir o impacto dos projetos e reportar os benefícios socioambientais de cada real fornecido pelos investidores sociais é fundamental para garantir a continuidade dos projetos apoiados. Para tanto utilizamos diversas metodologias, com destaque para aquelas difundidas pelo Insper Metricis, instituição acadêmica que realiza estudos sobre estratégias organizacionais e práticas de gestão envolvendo projetos com potencial de gerar alto impacto socioambiental.